domingo, 3 de junho de 2012

2

Bebês devem dormir de barriga para cima

Para amigas mães, para as amigas que estão à espera e as amigas tentantes q em breve terão seus babys nos braços...
Dá tanto medo
 
Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

Pesquisa realizada na cidade de Pelotas (RS) e coordenada pelo Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade infantil da cidade de Pelotas desde o ano de 2006, mostram que apenas 21% dos bebês menores de 3 meses de idade dormem de barriga para cima e que essa posição é pouco utilizada pelas mães brasileiras.
Segundo Victora, a informação de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. “Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia”, afirma o Dr. Cesar Victora.
Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. O Dr. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança
(41) 2105-0239
comunic@pastoraldarianca.org.br

Fonte: https://campanha.pastoraldacrianca.org.br

2 comentários:

  1. pensei que dormir de lado fosse tranquilo. Gostei das dicas

    ResponderExcluir
  2. hum e eu sempre pensei o contrario
    que bom saber obrigada por tal informação
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...