quinta-feira, 20 de junho de 2013

5

Trombofilia e infertilidade



A trombofilia é uma doença relacionada à coagulação do sangue que pode ter influência na fertilidade. Embora a ligação ainda seja considerada incerta no mundo científico, o tratamento da doença costuma melhorar as chances de a mulher ter uma gravidez de sucesso.

Trombofilia é a propensão a desenvolver trombose, ou seja, coágulos no sangue. Esses coágulos podem obstruir as veias sanguíneas e, nos casos mais graves, podem estar associadas à embolia pulmonar ou cerebral e infarto.

A doença também estaria relacionada à dificuldade de implantação de embrião ou abortos de repetição. Os coágulos podem diminuir o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos, o que é fundamental tanto para que o embrião se fixe no útero, quanto para o seu desenvolvimento. "O sangue é que nutre o bebê. Se ele não chega ao bebê, ele não se desenvolve", diz Arnaldo Cambiaghi, diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução, de São Paulo.

Essa teoria não é plenamente aceita entre os médicos especialistas em fertilidade. "Existem controversas quanto à real interferência da trombofilia. Recentemente, no congresso europeu de reprodução humana, neste ano em Istambul, o assunto foi debatido em diversas mesas e não houve um consenso da indicação da trombofilia como causa", afirma o médico. Não há estudos definitivos que comprovem a relação direta.

Ainda assim, o médico afirma que o tratamento da doença costuma ter resultados positivos para a gravidez. "Pacientes que têm trombofilia e se tratam têm uma gestação normal. O efeito pode ser bloqueado por meio do medicamento", comenta Arnaldo. O tratamento é feito com uso de anticoagulantes, como a aspirina infantil, ou, nos casos mais graves, a heparina. "Numa linguagem popular, ele vai 'afinar' o sangue", diz o médico. O sangue mais "fino" facilita a circulação.

Embora a relação não seja comprovada, Arnaldo recomenda o uso dos medicamentos em pacientes que tenham histórico ou indícios de trombofilia, ou que tenham passado por abortos recorrentes ou falhas de implantação. "Na minha experiência clínica, a taxa de gravidez aumenta em 30%. Os abortamentos são evitados, quando relacionados a essa doença, em 80% das vezes", conta ele. E o remédio não traz maiores riscos. "Por isso, na dúvida, eu trato", afirma.

Causas e diagnóstico
A trombofilia pode ser tanto hereditária, quanto adquirida. No segundo caso, obesidade, tabagismo, diabetes, pressão alta e mesmo uso de anticoncepcionais são tidos como fatores de risco.

A doença pode se manifestar em diversas partes do corpo. Alguns dos sintomas da formação de coágulos nas pernas são inchaço, dor, vermelhidão e calor. A trombofilia associada a problemas de gravidez, no entanto, muitas vezes é assintomática, o que dificulta o diagnóstico.

Ele costuma ser feito quando há antecedência familiar ou abortos repetidos. A doença não é detectada em exames de sangue corriqueiros, apenas em específicos.
Fonte: Portal Terra

5 comentários:

  1. hum perder peso então ajudaria muito em
    e ai como ficou o que vai fazer
    primeiro?
    amei conhecer um pouco sobre essa
    doença, não sabia que podia ser hereditária
    linda e abençoada noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI FLOR, AQUI NA BLOGOSFERA QUE PUDE CONHECER PESSOAS QUE LUTAVAM, CONTRA A TROMBOFILIA E INFERTILIDADE,ALGUMAS PERDERAM PESO O QUE AJUDA MUITO, MAS O MELHOR É SEMPRE VER COM O MEDICO O MEIO MAIS ADEQUADO. ESTOU NA TORCIDA PELO SEU POSITIVO.

    ResponderExcluir
  3. amiga sumindo de novo
    kd você e como vc tá linda?
    maravilhosa noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  4. Oiii...Tudo bem?

    ♥Parabêns pelo blog♥

    Sou mais uma tentante..eheh
    E sei que logo logo meu lindo milagre virá!


    se puder , visita meu blog..e me segue ( já estou seguindo o seu)

    Uma futura mamãe...
    http://escolhidospordeus1505.blogspot.com.br/

    Querido Diário
    http://meumundocorderosa15.blogspot.com.br/

    Nosso Sonhado Castelo - Apê
    http://nossosonhocastelo.blogspot.com.br/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. olá tenho 3 caixas de enoxaparina de 40 mg para vender se alguem estiver interessada em comprar por um valor bem mais baixo por favor mande um email para mauriciopsjr@GMAIL.COM

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...