sexta-feira, 7 de setembro de 2012

1

Excesso de peso, estresse e cigarro podem aumentar risco de aborto

Meninas, vocês leram ontem essa matéria no G1 falando sobre os riscos de aborto falado no Programa Bem Estar da Globo? Resolvi compartilhar com vcs...

DSTs, poluição, uso de drogas ou remédios também prejudicam fertilidade. Estima-se que 15% das gestações terminam em aborto até o 3º mês.

Há diversas causas para o aborto e, por isso, qualquer ocorrência deve ser investigada por um médico, como alertaram o ginecologista José Bento e o urologista Sandro Esteves no Bem Estar desta quinta-feira (6).
Alterações como doenças sexualmente transmissíveis, poluição, obesidade, estresse, uso de drogas, cigarros ou medicamentos podem prejudicar a fertilidade e aumentam o risco de aborto. Estima-se que 15% das gestações terminam em aborto até o 3º mês e isso acontece principalmente por causa da genética. Esse problema se chama cromossomopatia, uma alteração na sequência de DNA. O corpo aborta para evitar que o bebê nasça com má-formação.

Info Bem Estar Fertilidade Certo (Foto: Arte/G1)
O risco é maior nas mulheres mais velhas, que têm células envelhecidas que provocam alterações cromossômicas mais freqüentes. Até os 30 anos, as chances de aborto espontâneo são de 10%; após os 40 anos, essa porcentagem aumenta para 40%.
Há também outras causas de aborto, que são as alterações no útero, a rejeição do embrião pela mãe ou infecções como toxoplasmose e sífilis. Segundo um estudo publicado em uma revista médica da Europa, outra causa do aborto é a fragmentação do DNA do espermatozóide, o que aumenta as chances em até três vezes.

O urologista Sandro Esteves informou, no entanto, que o homem com o DNA fragmentado pode melhorar seu espermatozóide com mudanças de comportamento, alimentação e medicamentos. Homens com varizes ao redor dos testículos podem recorrer à cirurgia.
Para investigar a fertilidade, há testes vendidos nas farmácias que identificam o período da ovulação. Esse teste mede o hormônio LH na urina. Se o nível deste hormônio estiver elevado, significa que a mulher irá ovular em até dois dias. O teste de ovulação tem cerca de 80% a 90% de assertividade para detectar a descarga do hormônio LH.

O problema é que nem sempre a descarga do hormônio é acompanhada da ovulação. Existem casos que a hipófise libera o LH, que cai na corrente sanguínea e vai até o ovário, mas mesmo assim o ovário não libera o óvulo. Este é um dos mecanismos de formação de cistos de ovário.
Mas um sinal que pode significar que a mulher está no período fértil é a secreção que sai pela vagina. Ela aumenta, fica mais pegajosa, fluída e a cor tem um tom esbranquiçado. Outro sinal é sentir dor nas laterais do abdômen.
Quem tem o ciclo menstrual regular, pode usar a tabelinha para calcular seu período fértil (veja no infográfico). Mas nos outros casos de ciclo desregulado, o controle deve ser feito em acompanhamento com o médico.

O ginecologista José Bento alertou, no entanto, que o método da tabelinha deve ser feito apenas para mulheres que querem engravidar, mas nunca como método contraceptivo porque, para essa finalidade, pode não funcionar. Segundo ele, caso a mulher tenha uma descarga de adrenalina, ela pode ovular fora do período fértil.
Para as mulheres que usam a tabelinha e querem engravidar, a dica é fazer a relação sexual no período fértil e não necessariamente no dia fértil. O espermatozoide sobrevive até 72 horas dentro da mulher e o óvulo dura 18 horas, o que aumenta o tempo das chances de fecundação.

Disfunção erétil
Os remédios para disfunção erétil são seguros, mas têm efeitos colaterais, como dor de cabeça, alteração visual temporária e calor no rosto. Pessoas com problemas cardíacos que tomam vasodilatadores devem tomar cuidado porque esses remédios para disfunção erétil podem provocar infarto.
Por isso, é importante consultar um médico urologista ou cardiologista antes de optar pelo uso desses medicamentos. Em alguns casos, eles não podem ser tomados com bebida alcoólica.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/excesso-de-peso-estresse-e-cigarro-podem-aumentar-risco-de-aborto.html

Um comentário:

  1. Olá!! Eu só a Ely, tenho apenas 27 anos de idade, estou casada a 5 anos não consigo ter filhos, engravido sem saber porque o meu periodo é inrregular , só assusto sangramento durante 10 dias quando eu vou ao médico ele/ela dizem logo que estava grávida e tenho que limpar o útero urgente porque o sangue não para de sair..PRECISO DE AJUDA, O QUE POSSO ENTÃO FAZER? Eu já fiz muitas consultas e já tomei muitos medicamento...SOCORRO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...